8 coisas que você não sabia sobre Chanel No.5

Chanel não. 5 tem quase 104 anos, mas continua sendo uma das fragrâncias mais famosas do mundo. Um tema de Andy Warhol e usado por todos, desde Marilyn Monroe e Catherine Deneuve até Homens loucosDe Peggy Olson, o perfume, criado em 1921, é uma parte fundamental da história das fragrâncias, com um frasco vendido a cada 30 segundos. Ainda assim, existem alguns fatos menos conhecidos sobre o perfume enigmático. ELLE conversou com Olivier Polge, perfumista interno da Chanel, para esclarecer alguns rumores, incluindo a inspiração original da fragrância, sua conexão com talco para bebês e o ingrediente secreto nas caixas de sapatos da marca.

Chanel não. 5 não foi feito para cheirar a nada.

Muitas vezes existe um equívoco de que o Chanel nº 5 foi feito para cheirar a rosas ou jasmim. Na década de 1920, quando foi criado, os perfumes tendiam a ser de origem natural ou solifloreso que significa que eles se concentraram em uma flor. Mas Polge explica: “Gabrielle Chanel não queria criar um perfume que expressasse a beleza de uma matéria-prima, por mais bonita que pudesse ser. Ela pediu algo mais abstrato.

Esta é uma imagem

Cortesia de Chanel

O número cinco foi escolhido por um motivo.

A sorte e um pouco de superstição fizeram com que o número 5 da Chanel não fosse o número 3 ou o número 2. Reza a lenda que foi a quinta amostra que o perfumista Ernest Beaux apresentou ao estilista e inspirou o nome. No entanto, Chanel também considerou o número cinco um número de sorte. Ela apresentou coleções no quinto dia de cada mês, e muitas vezes em maio, o quinto mês do ano (e essa tradição ocasionalmente continua – o desfile Chanel 2022/2023 Cruise em Mônaco foi realizado nesta data). Os Leos ficarão felizes em reivindicá-la como um dos seus, já que é o quinto signo do zodíaco.

VEJA  os 5 perfumes masculinos mais admirados do mundo

Chanel não. 5 foi o primeiro perfume a receber o nome de um designer.

Tecnicamente, um costureiro chamado Paul Poiret foi o primeiro estilista a criar um perfume. Em 1911, criou Les Parfums de Rosine, em homenagem à sua filha mais velha, explica Polge. Mas “Gabrielle Chanel foi a primeira estilista a ter um perfume com nome próprio”, diz Polge. Ela era sua própria musa. “Gabrielle Chanel criou um perfume para si mesma. Ela disse: ‘É um perfume que cheira de mulher para mulher’”, acrescenta.

Chanel não. O design do frasco 5 mostra um marco parisiense.

O apartamento de Gabrielle Chanel ainda permanece na Rue Cambon e é preservado pela marca, que ocasionalmente o abre para convidados especiais. O apartamento fica acima de seu ateliê na Rue Cambon, mas ela nunca dormiu lá, retirando-se em vez disso para o Ritz Paris. O hotel dava para a Place Vendôme, cujo formato octogonal inspirou a tampa da garrafa.

Uma das notas únicas do Chanel nº 5 não veio dos campos de flores.

O nº 5 foi um dos primeiros perfumes a usar aldeídos, moléculas sintéticas de aroma que proporcionam uma sensação de limpeza, efervescente e cintilante. Você também pode encontrá-los em perfumes modernos, como Blanche de Byredo ou 724 de Maison Francis Kurkdjian; alguns usuários do Reddit descrevem-no criativamente como cheirando a neve derretida. Autor Tilar Mazzeo, que escreveu O segredo de Chanel nº 5: a história íntima do perfume mais famoso do mundodisse à NPR que acredita que o perfume “limpo” foi inspirado na educação de Chanel no convento.

Na década de 1920, esses aldeídos provavelmente foram criados com materiais sintéticos. Mas Polge explica: “Agora podemos obtê-los naturalmente porque são componentes comuns do óleo cítrico”. Usando esta tecnologia, eles podem remover os aldeídos das matérias-primas. “Gosto deles porque têm um toque natural e o lado picante dos cítricos”, diz ele.

VEJA  ECLIPSE SOLAR Setembro 2025 UM DOS MAIORES EVENTOS DO SÉCULO
frasco de perfume colocado sobre um toco de madeira rodeado de flores

Cortesia de Chanel

Um dos principais ingredientes do Chanel No. 5 vem de uma colheita anual de jasmim.

Além das rosas de maio, o jasmim é um ingrediente chave no Chanel No. 5. Todo outono em Grasse, França, a capital mundial do perfume, os Muls, uma família de agricultores de sexta geração, colhe milhares de pequenas flores brancas de jasmim (Jasminum grandiflorum). Do início de setembro ao final de outubro, os campos ficam pontilhados de pequenas flores brancas, que se abrem assim que o sol começa a nascer. Dezenas de trabalhadores agrícolas, desde universitários até adultos mais velhos, escolhem as flores de jasmim a dedo, usando um movimento suave de pinça que arranca a flor da planta. Cestos de vime marrom, do comprimento e do tamanho de uma mala de mão, guardam as flores.

Por volta das 13h, os campos ficam totalmente verdes novamente, com todas as flores colhidas. As flores são pesadas para medir o rendimento e depois enviadas para uma destilaria local, onde são banhadas com solvente e capturadas em uma cera chamada concreto, que é misturada ao álcool. Um absoluto é obtido removendo o álcool do concreto, produzindo um extrato puro que captura o aroma de um campo de jasmim francês no início do outono – e chega ao Chanel No.

Chanel não. 5 inspirou mais de um sabonete.

Algumas pessoas fazem comparações entre o perfume do Chanel nº 5 e talco de bebê (como sugeriu um blogueiro, “Por que Chanel nº 5 cheira a bebês”). “Eu não sabia que as pessoas pensavam isso”, pondera Polge, quando apresentei a conexão para ele. “É verdade, há algo muito limpo nisso. Já existiram muitos sabonetes inspirados em uma certa ideia do nº 5”, afirma. Ele suspeita que a conexão com o talco para bebês pode ser porque o perfume está garantido no início das memórias olfativas. Porém, isso não se aplica a ele: “Na minha opinião, os talcos franceses são doces, quase parecidos com amêndoas”, acrescenta.

VEJA  O Perfume Calvin Klein CK One Eau De Toilette LEGÍTIMO Mais RECOMENDADO Por Especialistas

Há uma essência Chanel nº 5 nas caixas de sapatos da marca.

Após o processo de destilação que produz o absoluto de jasmim, as flores que foram despojadas de seu perfume encontram uma segunda vida. Uma pequena porção das flores prensadas é reciclada nas caixas de sapatos de papelão da Chanel.

Chanel N°5 Eau de Parfum Spray

N°5 Eau de Parfum Spray

Deixe um comentário