A coleção Eartha Kitt da Harlem Perfume Co. cheira a puro glamour

A coleção Eartha Kitt da Harlem Perfume Co. cheira a puro glamour

Cortesia de Harlem Perfume Co.

Em um mundo repleto de aromas de celebridades, produtos tradicionais e linhas indie de nicho, a Harlem Perfume Co. A marca cria fragrâncias que são histórias, legados e celebrações da arte negra, homenageando os ícones e o espírito da Renascença do Harlem. Agora, a marca está trazendo a presença lendária de Eartha Kitt para um novo capítulo.

Mais do que seu ronronar inesquecível por trás de sucessos como “Santa Baby” ou sua atuação como Mulher-Gato na série Batman dos anos 1960, Eartha foi definida por sua honestidade radical, charme magnético e senso de identidade inabalável. Ela ficou famosa por se manifestar contra a Guerra do Vietnã e defender os direitos civis, usando sua voz mesmo quando fazê-lo não era seguro ou popular – qualidades que a Harlem Perfume Co.

A coleção Eartha Kitt da Harlem Perfume Co. cheira a puro glamour

Eartha’s Garden, a mais recente adição, traduz o icônico Eartha eau de parfum em uma vela que evoca o alívio ensolarado de seu jardim em Beverly Hills, espalhado por dois hectares e meio onde ela cultivava vegetais, cuidava de frutas cítricas e limoeiros e cuidava de galinhas. Uma fragrância em tamanho de viagem permite que os admiradores carreguem seu espírito aventureiro em cada viagem. Disponível individualmente ou em pacote, ambos apresentam notas de limão californiano, pimenta de Sichuan, rosa defumada e madeira guaiac.

A coleção nasceu de uma colaboração íntima entre a fundadora da Harlem Perfume Co., Teri Johnson, a filha de Eartha, Kitt Shapiro, e a perfumista Catherine Selig. Juntos, eles criaram aromas que homenageiam a sensualidade, a complexidade e o encanto magnético de Eartha. O resultado é um retrato olfativo íntimo e atemporal de uma mulher cuja presença poderia encher uma sala muito antes do seu perfume.

Durante os estágios finais de refinamento do perfume Eartha, Johnson se lembra de ter recebido a visita de Eartha Kitt em seus sonhos. “Eartha Kitt me acordou. Ela basicamente disse, ‘Teri, não é isso. Continue, querido, continue’”, diz Johnson. “Eu não contei a Kitt, contei a Catherine. Então enviei a versão final para Kitt e ela imediatamente disse: ‘Esta é minha mãe, é isso!’”

“Quando sinto o cheiro da fragrância, não só penso em minha mãe, mas sei que ela aceitaria isso e se sentiria capacitada para usá-la”, diz Shapiro.

A coleção Eartha Kitt da Harlem Perfume Co. cheira a puro glamour

Como nos lembram Johnson e Shapiro, a fragrância é um recipiente para legado. É uma forma de as histórias serem sentidas, vivenciadas e lembradas, e não apenas contadas. Neste exclusivo ESSENCE, eles refletem sobre como honrar a abordagem de Eartha Kitt à beleza e sua conexão com a terra, o amor geracional tecido na coleção e a alegria de deixar seu espírito viver plenamente no presente.

ESSÊNCIA: Eartha Kitt tem um legado muito rico e uma obra abrangente. Quando você reflete sobre sua aura, sua voz, aquele magnetismo característico e quem ela era como pessoa, o que vem à mente?

VEJA  O Boticário tem 4 perfumes baratos que duram 24 horas

Kit Shapiro: Tivemos um caso de amor incrível um com o outro. Penso na força desta mulher – como ela se manteve fiel a si mesma, ao seu feminismo, à sua sexualidade e à sua beleza – sem nunca desistir do seu desejo de ser uma mulher forte, defender a sua posição, falar a sua verdade e defender aqueles que não conseguiam defender-se. Ela também tinha uma conexão profunda com o Harlem. Quando ela se mudou do Sul, era onde ela morava. Ela amou sua infância lá – os sons, a música, as diferentes línguas. Ela viveu entre o Harlem espanhol e o Harlem afro-americano e, para ela, o fogo e o poder do Harlem eram as pessoas, suas diferenças e sua energia.

Mesmo hoje, por mais empoderadas que estejamos como mulheres, esse equilíbrio ainda é difícil. Muitos de nós, embora não todos, tendemos a ficar em segundo plano ou a segurar a voz. Minha mãe não era assim. Ela falava com frequência, mesmo quando ninguém perguntava, e se você pedisse a opinião dela, ela definitivamente daria. O que mais ressoa em mim é sua disposição de correr o risco de apenas falar a verdade.

Terri Johnson: Conheci Eartha Kitt através do livro que Kitt escreveu durante a pandemia. Ao longo do processo, conheci quem era Eartha Kitt além do que você encontra no Google. Ela adorava cultivar coisas no seu jardim, cuidar do seu limoeiro, fazer compostagem muito antes de estar na moda. Ela era uma mulher da terra e também muito à frente de seu tempo.

Ela foi colocada na lista negra porque se defendeu e por causa de sua força. O que eu acho tão lindo e fascinante é que ela poderia ter ficado quieta e simplesmente sido bonita e ter ido junto com muitas outras estrelas de Hollywood e pessoas que tiveram todas essas oportunidades, mas ela não o fez. Essa coragem a torna tão única, e é por isso que temos que celebrá-la e fazemos isso através de fragrâncias.

A coleção Eartha Kitt da Harlem Perfume Co. cheira a puro glamour

Com o lançamento do eau de parfum em tamanho de viagem, parece uma homenagem ao espírito aventureiro e mundano de Eartha. Como a portabilidade desta fragrância se conecta ao seu legado?

TJ: Com o tamanho de viagem, você pode colocá-lo na bolsa, na mala de viagem, permite que você seja espontâneo e fabuloso ao mesmo tempo.

Foi Orson Welles quem chamou Eartha Kitt de a mulher mais excitante do mundo? Eu disse a Catarina esta precisa ser uma fragrância para a mulher mais excitante do mundo. Sempre que viajava para um novo país, aprendia a cantar o hino nacional na língua deles. Quem pensa de forma tão aberta e global? Porque essa é uma forma de desarmar, encantar e ganhar o respeito de pessoas de diferentes nações, ela era assim.

VEJA  5 perfumes e n° da Eudora grudam na alma e abraçam sua mãe

Queríamos que a fragrância carregasse um ar de mistério e incorporasse um cidadão global ousado, intrigante e atraente. É atraente. Não está na sua cara, é quase como uma sedução suave. Então, da próxima vez que você usar, só quero que pense sobre isso.

A coleção Eartha Kitt da Harlem Perfume Co. cheira a puro glamour

O tema do legado geracional é um elemento especial nesta coleção, com não apenas Kitt ajudando a desenvolver a fragrância, mas também sua filha, Rachel, também conhecida como Nora Mayneta de Eartha, modelando como o rosto do perfume.

K.S.: Ah, isso foi tudo Teri. (risos) Fazia muito sentido, dado quem era minha mãe e o quão enraizada essa fragrância parece. Quando vi as imagens, chorei. Minha mãe e minha filha tinham uma conexão tão linda: fazer música juntas, sentar ao piano. Minha filha tinha apenas 13 anos quando minha mãe faleceu, mas ela tem lembranças vivas de criar arte com ela. Tê-la como o rosto do perfume parece um círculo incrivelmente completo.

TJ: Durante a sessão de fotos, estávamos nesta grande mansão de conceito aberto em Los Angeles, fazendo malabarismos com várias sessões de fotos ao mesmo tempo. Rachel estava fazendo cabelo e maquiagem quando um pássaro de repente começou a voar pelo espaço. Ela olhou para cima e disse: “Oh, Nana está aqui”.

A equipe de cabelo e maquiagem perguntou o que ela queria dizer, e Rachel explicou que sua avó muitas vezes aparece para ela como um pássaro, às vezes até batendo em uma janela só para ser reconhecida antes de voar para longe. Ouvi-la contar essas histórias me deu arrepios. Tudo fluiu tão lindamente naquele dia, e lembro-me de ter pensado: Sim… ela está aqui.

A coleção Eartha Kitt da Harlem Perfume Co. cheira a puro glamour

O glamour de Eartha é icônico, mas ela também parecia entender a beleza tanto como uma armadura quanto como uma forma de desarmar. Ela foi franca sobre os limites do desejo e como ser desejado nem sempre significa respeito ou acesso. Você pode falar sobre como ela navegou por essas complexidades e nuances?

K.S.: Absolutamente. Como mulher negra – especialmente na sua época – a minha mãe compreendia tanto as desvantagens que enfrentava como o poder que carregava. Ela sabia que a beleza poderia ser um escudo e uma forma de se mover por espaços que de outra forma não a receberiam. Com maquiagem, perfume, roupas e também a maneira como você falava e se comportava, ela sabia que a personalidade pública que uma pessoa projetava poderia ser uma ferramenta para proteger a criança dentro de casa e, ao mesmo tempo, abrir portas.

Ela foi incrivelmente intencional. Nada do que ela disse ou fez foi acidental. Ela entendeu que a forma como ela se apresentava moldaria a forma como as pessoas responderiam a ela. Crescendo no Harlem, ela observava as mulheres de perto – como elas se portavam, como a feminilidade e a sensualidade podiam ter poder real sem comprometer quem elas eram. Ela aprendeu a exercer esse poder com propósito e trouxe a mesma intencionalidade em tudo o que fazia.

VEJA  BPMRv intercepta carga de eletrônicos e perfumes árabes avaliada em R$ 101 mil na MS-162

Com a nota de pimenta de Sichuan, há esse tipo de intensidade que não está no seu rosto, mas definitivamente está lá e essa é minha mãe. Acertou em cheio.

A coleção Eartha Kitt da Harlem Perfume Co. cheira a puro glamour

Como isso é para a vertical de beleza, tenho que perguntar: existe algum ritual de beleza ou de autocuidado que você recebeu de sua mãe e que ainda pratica ou que realmente valoriza até hoje?

K.S.: Sim, absolutamente. Você tira a maquiagem e lava o rosto todas as noites antes de ir para a cama. O que você coloca em seu corpo também aparecerá em sua pele. Então você coloca bons ingredientes em seu corpo, isso significa naturais, sem produtos químicos, ou o mínimo possível, alimentos refinados, sem alimentos processados, sem refrigerantes, sem “lixo”, como minha mãe diria, e você permanece muito simples com o que você coloca em sua pele.

TJ: Eu amo que ela fosse uma mulher da terra. Mesmo na cidade de Nova York, tento cultivar coisas como ervas e plantas – dando vida e dando vida a elas. Pensando em Eartha, é incrível que essa estrela de Hollywood estivesse colocando os dedos na terra, nutrindo e crescendo, porque existe uma espécie de terapia que vem com isso. Tenho certeza de que aquele tempo em seu jardim foi profundamente terapêutico, e acho que quando minhas mãos estão no solo, replantando e replantando, isso me dá ainda mais vontade de fazer isso.

A coleção Eartha Kitt da Harlem Perfume Co. cheira a puro glamour

O que cada um de vocês espera que as pessoas aprendam depois de experimentar a fragrância?

TJ: Confiança e não se desculpar em sua auto-expressão. Eu acho que isso é muito importante porque Eartha era assim.

K.S.: Gostaria que as pessoas se sentissem fortalecidas. Não é só para mulheres, é unissex. Minha mãe falava com qualquer um. Existe esta aceitação de todos os humanos e seres, não importa quem sejam, em que acreditam ou como sejam. Seja intencional ao usá-lo – saiba que ele traz orgulho, apoio, capacitação e força. Leve-se com a cabeça erguida. Seja verdadeiro consigo mesmo e siga seu coração. Isso é absolutamente quem minha mãe era.

(Kitt mostra uma tatuagem do coração desenhado à mão de sua mãe no chat de vídeo) Para mim, a tatuagem é um lembrete para seguir seu coração. Às vezes até avisa sobre o que não pendência. Quando você segue seu coração e vive com empatia, compaixão e bondade, não há como parar você como ser humano.

Deixe um comentário